GESTÃO DA ÁGUA E DE EFLUENTES

GESTÃO DA ÁGUA E DE EFLUENTES

Captação e consumo de água

Na RENOVA, a água é a principal matéria-prima, sendo a preservação dela, parte do negócio. A água consumida na área industrial provém de poços artesianos instalados e outorgados. Há mais de 30 anos, trabalhamos para diminuir o % de litros por Kg de roupa lavada e por conseqüência, a emissão de litros de efluentes tratados no corpo hídrico reduzindo os impactos no meio ambiente.

A preocupação na gestão de recursos hídricos começa dentro das lavanderias através de ações que aumentam a eficiência do consumo da água e com iniciativas de parcerias com os fornecedores que melhoram as tecnologias de higienização de ponta e capacitação técnica dos colaboradores garantindo a economia da água e desenvolvimento de novos processos.


Tratamento de Efluentes

Nos últimos três anos, a RENOVA investiu mais de um milhão de reais na modernização das instalações de tratamento de efluentes.

Diante do conceito Renova de adoção das melhores práticas de tecnologias sustentáveis de produção mais limpa, que estabelecem o consumo racional de insumos, é que o tratamento de efluentes líquidos se consolidou atendendo amplamente às necessidades de suas partes interessadas tais como: clientes, sociedade, fornecedores, acionistas e colaboradores. As instalações de tratamento de efluentes líquidos na Renova são projetadas com objetivo de que os efluentes gerados pelos processos de higienização, sejam tratados após priorizar o reúso interno destes.

Tratamento de Efluentes

O tratamento de efluentes é constituído por quatro etapas distintas e complementares entre si:

O tratamento de efluentes é constituído por quatro etapas distintas e complementares entre si:

Etapa preliminar: para separação e remoção de óleos minerais.


Etapa Físico-química

onde é removido o material em suspensão com redução de 80% da carga inorgânica.

Etapa Físico-químicaEtapa Físico-química

Etapa biológica

Etapa biológica

os efluentes pré-tratados provenientes da etapa físico-química se misturam aos efluentes sanitários para a remoção de até 90% carga orgânica dissolvida e em suspensão ainda presentes transformando em sólidos sedimentáveis(flocos biológicos) e gases. Desta forma, a etapa biológica reproduz os fenômenos que ocorrem na natureza, mas em menor tempo.


Etapa terciária

após a etapa biológica, os efluentes são enviados a um segundo tratamento físico-químico para um polimento final, antes de serem enviados ao reúso e ao descarte final.

Etapa terciáriaEtapa terciária

Reúso

Reúso

A prática do reúso de efluentes, além de otimizar os processos de produção na lavanderia, contribui para o reaproveitamento de mais de 50% da água tratada, o que tornou a estação de tratamento uma produtora de água para toda a área industrial da Renova, reduzindo o impacto ambiental referente a redução da emissão de efluente nos rios.


GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Resíduos gerenciados pela Renova

GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Coprocessamento

Coprocessamento

Alguns tipos de resíduos perigosos são enviados para processamento externo que é uma destinação final ambientalmente adequada de resíduos em fornos de cimento com o aproveitamento da energia contida nestes materiais e/ou substituição das matérias-primas.


GESTÃO DA ENERGIA

Nos últimos três anos reduzimos 104,42 toneladas de emissão de gases de efeito estufa, evitado pelo uso da energia a partir de fontes renováveis.

GESTÃO DA ENERGIA