Sustentabilidade Ambiental
GESTÃO DA ÁGUA E DE EFLUENTES
Captação e consumo de água
Tratamento de Efluentes
O tratamento de efluentes é constituído por quatro etapas distintas e complementares entre si:
Etapa preliminar: para separação e remoção de óleos minerais.
Etapa Físico-química
onde é removido o material em suspensão com redução de 80% da carga inorgânica.
Etapa biológica
os efluentes pré-tratados provenientes da etapa físico-química se misturam aos efluentes sanitários para a remoção de até 90% carga orgânica dissolvida e em suspensão ainda presentes transformando em sólidos sedimentáveis(flocos biológicos) e gases. Desta forma, a etapa biológica reproduz os fenômenos que ocorrem na natureza, mas em menor tempo.
Etapa terciária
após a etapa biológica, os efluentes são enviados a um segundo tratamento físico-químico para um polimento final, antes de serem enviados ao reúso e ao descarte final.
Reúso
A prática do reúso de efluentes, além de otimizar os processos de produção na lavanderia, contribui para o reaproveitamento de mais de 50% da água tratada, o que tornou a estação de tratamento uma produtora de água para toda a área industrial da Renova, reduzindo o impacto ambiental referente a redução da emissão de efluente nos rios.
GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Resíduos gerenciados pela Renova
Coprocessamento
Alguns tipos de resíduos perigosos são enviados para processamento externo que é uma destinação final ambientalmente adequada de resíduos em fornos de cimento com o aproveitamento da energia contida nestes materiais e/ou substituição das matérias-primas.